Mercedes AMG GT R faz “tempo canhão” em Nürburgring

Desde que foi apresentado, em Junho, que se ansiava pelo tempo do Mercedes AMG GT R no Nürburgring Nordschleife. Não só porque se adivinhava que fosse muito rápido mas porque este AMG é uma espécie de homenagem ao circuito conhecido como "Green Hell", ou não fosse ele denominado "Besta do Inferno Verde".

Agora, alguns meses depois, podemos dizer que esteve à altura do seu nome! A versão mais radical e agressiva do Mercedes AMG GT não defraudou as expectativas e "voou" em "Nürburg", anotando um tempo de 7.10.92 minutos, um registo absolutamente incrível e que faz deste o carro de produção com tracção traseira mais rápido de sempre no famoso traçado germânico.



Ao volante esteve Christian Gebhardt, piloto de testes da revista "Sport Auto", publicação responsável por este "crono" - habitualmente escolhida pelos fabricantes alemães para "validarem" as suas máquinas no Nürburgring – e que passa a ter este Mercedes AMG GT R como o carro mais rápido de sempre nos seus testes ao "Ring".

Equipado com um motor V8 biturbo que debita 585 cv de potência, acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos e tem uma velocidade máxima de 318 km/h (na famosa recta pouco antes da meta chegou aos 302 km/h!). E se estes trunfos foram fundamentais para esta volta, não foram os únicos responsáveis por este "tempo canhão", e há uma característica que se destaca: o eixo traseiro permite que as rodas virem na direcção oposta às do eixo dianteiro até aos 100 km/h e na mesma direcção a partir dessa velocidade, permitindo que o carro seja mais ágil a baixas velocidades e mais estável nos registos mais elevados.

Depois, convém recordar que a carroçaria foi alargada face ao AMG GT (característica inspirada no mundo na competição, nomeadamente no GT3), 4,6 cm à frente e 5,7 cm atrás, a suspensão foi completamente repensada, bem como os elementos aerodinâmicos, para garantir uma maior carga.

Este tempo coloca o Mercedes AMG GT R acima de carros como o Ferrari 488 GTB (7:21.63) ou o Dodge Viper ACR (7:12.13). Mais rápido do que a "Besta Verde" só mesmo o Nissan GT-R Nismo (7:08.68), o Lamborghini Aventador SV (6:59.73) e o Porsche 918 Spyder (6:57.00). É um registo notável!

Em destaque